POR QUE PERDE-SE CLIENTES?


  • 1% morte
  • 3% mudam
  • 5% adotam novos hábitos
  • 9% acham o preço alto demais
  • 14% estão desapontados com a qualidade dos serviços
  • 68% estão insatisfeitos com a atitude do pessoal (má qualidade do serviço)

      Fonte: US NEWS AND WORLD REPORT

Ao contrário do que sempre conversamos de como encantar o cliente achei pertinente, hoje, abordarmos o que devemos evitar para desencanta-lo, de acordo com a fonte demonstrada acima.

Muitos de nós deixamos de ir a determinados estabelecimentos por ser mal atendidos ou presenciar um atendimento ruim.

E pior que existem alguns “padrões” de atendimento que afugentam pessoas e ainda assim, recepcionistas, vendedores e consultores de vendas insistem em utilizar como:

  • A rotineira pergunta: “Posso ajudar?”, que em geral tem como resposta: “não, estou só olhando”. Normalmente o cliente prefere se sentir livre para escolher o vendedor. Porém, contudo e, todavia se você trabalha com a política da vez, permaneça atento e solícito;

 

Existem também comportamentos campeões em assustar clientes… Vejam:

  • Rodinhas de funcionários. O potencial comprador se sentirá um intruso que chega para incomodar. {Já aconteceu com você? Nossa, realmente é péssimo.}
  • Olhares entre os funcionários (sinais internos) – quem nunca se sentiu meio bobo sem saber se estão falando contigo ou detigo {rs – brincadeira}.
  • Oferecer produtos adicionais insistentemente. Os clientes devem saber sobre estes produtos e decidirem após uma explicação se querem ou não adquri-los.
  • A frase: “se não gostar, pode trocarna conclusão da venda. Evite, pois toda a informação deve ser apresentada de forma positiva… Substitua por “Podemos trocar em xx dias, caso precise”.
  • Mentir na falta de algum produto ou serviço. Se você não tiver em estoque de determinado tamanho de roupa, deixe isso claro, sem “empurrar” algo maior ou menor.

 

Realizei uma pesquisa recentemente em amostra de 50 pessoas aproximadamente e nitidamente concorda com o texto acima reforçando que, investir em atendimento é ingrediente garantido para o sucesso.

Veja o gráfico:

pesquisa

Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.

Logo, logo tento postar dicas de encantamento ao cliente, que podem auxiliar VOCÊ com seu negócio ou em seu trabalho.

Bjos e até a próxima

Ma