O que esperar de uma entrevista de emprego.


Algumas vagas têm surgido e o tão temido processo seletivo tem voltado às nossas vidas.

Ufa!!! Ainda bem.

E para quem procura um novo rumo ou se reintegrar ao mercado também é um momento muito delicado. Trata-se daquele período de insônia, ansiedade onde muitos dos nossos projetos dependem de um SIM do entrevistador/empresa.

Normalmente tenho lido inúmeras matérias que nos dá dicas valiosíssimas de como nos comportar ou do que não devemos fazer no momento da entrevista.

{Reveja uma delas aqui http://magnaneves.com.br/entrevista-de-emprego-como-se-destacar/}

E trocando ideias e informações com amigos e colegas sempre que falamos deste assunto, quase sempre o feedback é o mesmo:  As empresas dificilmente dão o retorno quando o mesmo é negativo. Mas pensando bem… pra quê ligar ao candidato para dizer que não foi desta vez… 🙁    Ninguém quer passar pelo papel de destruidor de expectativas.

Acho que ficamos tão ansiosos que, esquecemos deste detalhe. rs

Então me ocorreu em dividir alguns insights pessoais e dicas que me foram compartilhadas.

Primeira coisa: Se seu currículo foi selecionado, valorize!! Seu perfil se encaixou à busca feita pela empresa. \0/

Depois observe o atendimento do entrevistador deve ser linear, ou seja, com mesmo entusiasmo que o recebeu na primeira entrevista. Se você não se conter, ligar e perceber um tom diferente na voz de quem o entrevistou pela primeira vez…. Sinal vermelho, ativar!!! e continue suas buscas.  {gentem, segura ansiedade, ligar para a empresa deve ser evitado de todo o modo}

Porém, se você for chamado logo em seguida para conversar com outras pessoas que farão parte do seu dia-a-dia futuramente, opa!  É um indicativo muito positivo.

Normalmente o processo se dá de forma rápida, pois isto envolve tempo da empresa e, como sabemos, tempo é dinheiro então se a empresa gostou daquele candidato o processo segue rapidamente. Logo vão te chamar!

Se passar uma ou duas semanas sem resposta, é um indicativo contrário.

Caso a demora ocorra, não tem problema, continue suas buscas. Sei que o momento é crítico e qualquer qualificação a mais de um outro candidato é levado em consideração.

Então não se martirize! Procure se atualizar sobre sua profissão e sobre o mercado, logo surgirá o trabalho que almeja e que irá se dedicar.

Dica de ouro:

Em todas as situações e etapas, seja sempre  transparente com você e com a empresa.

Claro!!! que estes steps jamais serão uma verdade absoluta, pois cada empresa tem uma forma de trabalho e um respeito diferente com quem vai até lá se apresentar.

Contudo, acredito ser interessante dividir estas informações vindas de pessoas que estão na busca de um lugar ao sol e também por experiências próprias.

Espero, de verdade, que possa ajudar para um novo posicionamento em uma próxima entrevista ou que acalme o  ♥  de quem está aguardando uma resposta.

Boa sorte para todos!!

You are best than you imagine. 😉

Até a próxima!

Ma