IT’S TIME TO PLAN


Time to Plan: hora de planejar!

Organizar e planejar é preciso, mas comoooooo? Já me peguei 1000 vezes desesperada sem saber por onde começar a fazer a tal organização, o planejamento de carreira.

A verdade é que independe da idade, quando queremos algo temos que consolidar as informações, acompanhar o status {se está em andamento, atraso ou concluído} e principalmente abrir este planejamento todos os dias, afim não perder de vista o que já foi feito e o passo seguinte.

Não é fácil, mas é a maneira mais eficaz de você realizar seus planos de curto, médio e longo prazo.

Para organizar as ideias vale aquele caderno, uma agenda organizadora {conhecida como planner}, uma planilha no Excel, enfim, cada pessoa tem sua maneira. Porém, qualquer uma delas deve ter como ponto chave organização e constância.

Por exemplo, transição de carreira: hoje muitas pessoas pensam em mudar de profissão, fazer algo que dê prazer e vontade de levantar cedo em uma segunda-feira sem sol.

Inicie fazendo uma lista com as colunas SIM, gosto de fazer | NÃO gosto de fazer.

Liste isto e comece a estabelecer links com áreas e profissões que são possíveis para momento da vida. Pesquise, veja cursos que possam dar certeza de que não se arriscará à toa.

Sugiro que organize as ideias com outras colunas: Informações, atividades, status e acompanhamento.

Informações: descreva detalhadamente tudo o  que a leve ao objetivo, pode-se chamar de passo-a-passo, enfim, como você preferir! o importante é conter todas as informações possíveis para clareza do seu objetivo.

Atividades: qual a ação para determinada tarefa do dia  ou semana { importante colocar data para finalizar a atividade} ;

Status: pinte por cores para destacar se a atividade está em andamento, atrasado ou concluído. {sou fã! rs}

Acompanhamento: o que foi feito, onde emperrou, se foi produtivo ou não, com quem falou ou deixou de falar, enfim faça um follow up, para mais na frente entender o que precisa ser mudado.

Um exemplo “cadinho pessoal” 😉 : Certa vez fiz um curso EAD {curso a distância, que por si requer muita disciplina | organização| foco, fé… Ufa!!!  }, enfim… mega importante para mim naquele momento,  então fiz uma ficha de “acompanhamento do curso” que foi essencial para que eu pudesse concluí-lo no tempo correto, mesmo me dividindo entre curso, casa e filhote pequeno como ilustra na foto abaixo:

 

*Olhar o planejamento todos os dias é uma forma de acompanhar com atenção o andamento das tarefas.

E neste exato momento que eu percebi que já sabia fazer o planejamento e que fazia parte da minha vida a algum tempo {esta planilha é de 2006}. É algo que se torna tão natural que você nem percebe kkkk.  Na minha ficha continha colunas como: Matéria, Data de início e término, Correção de exercício, Quem o corrigiu, Data da prova, Nota e Observações sobre a  matéria estudada.

Tudo para acompanhamento e facilitação. E me ajudou muito! O curso foi feito em 1 ano e meio, como proposto,

\0/

Faça da maneira que for mais eficaz para você, mas não esqueça, em qualquer que seja o momento que requer planejamento, o importante é definir metas específicas.

 

Bjo e até a próxima

Ma