Foi demitido? Veja o lado positivo da situação.


Infelizmente, a crise econômica obrigou muitas empresas a enxugarem drasticamente seus quadros de colaboradores.

Com bom senso e dependendo da situação é possível que tenhamos o feeling de saber por que ocorreu o desligamento.

Caso tenha acontecido por fatores alheio a você, vale a pena respirar e ver o lado positivo da situação que por si é bem desconfortável.

Se esta é a sua situação  no momento, preparei algumas dicas {pautadas nas situações em que pude acompanhar} para tentar ajuda-lo (a) a passar por esta situação da forma mais serena possível.

  • Repense em quais atitudes e comportamentos poderiam ter sido evitados. Isto o (a) levará ao crescimento tornando-o (a) um profissional melhor.
  • Entendendo o(s) motivo(s) da demissão lembre-se que, devido ao momento econômico que passamos, há grandes chances de não ser nada pessoal. Então não se culpe ou mine sua autoestima. Encare que, as coisas estão críticas para todo mundo e que precisamos ser centrados para passar pela tempestade.
  • O momento é delicado, mas com bom senso, é possível ouvir a opinião de quem está o dispensando. Levando em consideração o histórico do relacionamento profissional empregador/empregado há grandes chances de haver um feedback honesto, respeitoso, calmo e zeloso.
  • Peça uma carta de recomendação/referência para que possa ser utilizada na próxima oportunidade.
  • Deixe a porta aberta: Se o único motivo para o desligamento foi o fator crise existe grande chance de um dia você ser recontratado (a). {já presenciei algumas vezes esta situação}, se for sua vontade também, por que não?
  • Seja cauteloso com o valor que recebeu – utilize-o para quitar as dívidas e cartões de crédito {já que os juros são exorbitantes} e resguarde-o para o(s) mês (es) de busca por uma nova vaga ou iniciar negócio próprio.

E lembre-se, sempre sabemos no fundo o porquê de certas situações. Se você sabe que há algo a melhorar este é o um precioso momento de investir em seu crescimento pessoal, profissional e também espiritual, pois tudo há de estar alinhado para o que chamamos de SUCESSO.

Desejo todo o sucesso do mundo para vocês.

Bjos e até a próxima,

Ma