A linha tênue entre Trabalho em Equipe e Afinidades Pessoais


Aposto que você já ouviu falar um mil setecentos e setenta vezes os termos “trabalho em equipe” ou “team work”, e será normal caso você leia e diga: “Ah! Sobre isto eu já sei!!”, porém convido a vocês a conversarem mais uma vez comigo sobre isto, pois em minhas andanças aprendi a ter uma olhar cuidadoso sobre o assunto. Sem pretensões ou xeque-mates falaremos sobre isto hoje.

 

Vamos começar pela definição dada pelo dicionário:

Integração de diversos trabalhadores no exercício cotidiano do trabalho que, compartilhando conhecimentos e saberes articulam ações comuns para alcançar um objetivo comum.

 

Porém, no dia-a-dia, o que muito se vê são pessoas que por afinidades unem-se em grupos e se “ajudam” em prol desta ”amizade”. É correto?! Sinceramente… Não!

As afinidades não devem ser misturadas ou confundidas com o que o trabalho em equipe significa e com seus objetivos. É muito saudável ter afinidades no trabalho, até por que passamos muito tempo ao lado destas pessoas, porém os interesses pessoais nada têm a ver com o que a empresa ou com seu negócio.

Grupos que se “ajudam” podem comprometer seriamente os objetivos que a empresa ou que seu negócio propõe. O profissional deve estar alinhado com o que a empresa precisa e, somente, no happy hour as afinidades pessoais devem vir à tona.

Até porque, o lado profissional fica prejudicado com a imagem da “panelinha” ou “grupinho” quando na verdade não valerá a pena.

O trabalho em equipe não fica somente em uma equipe ou em um departamento, estende-se e propaga-se a toda a empresa para que no final de um período determinado o objetivo/meta seja atingido e o mérito será TODOS, sem exclusão!

É importante repensar como encaro e lido com este termo e se realmente estou fazendo acontecer por meio dele. – reflexão para os próximos dias rs J

O ideal é reforçamos em nossas atividades e atitudes o “juntos somos mais fortes.”

Você é líder?   – Como é que você tem implantado o trabalho em equipe na sua empresa? –

 

Lembrem-se:

“O meu sucesso vem do seu sucesso”